Pesquisa avançada!
“SÍMBOLOS DE PORTUGAL”, uma homenagem que a RAR Açúcar – marca 100% portuguesa - presta à cultura e
o que é o açúcar?

O QUE É O AÇÚCAR?

O açúcar faz parte da família dos hidratos de carbono, representando estes uma importante fonte de energia alimentar.

É constituído apenas  por hidratos de carbono, isto é, 1g de açúcar = 1g  de hidratos de carbono.

 

Um hidrato de carbono é constituído por duas moléculas:

1 MOLÉCULA DE GLICOSE + 1 MOLÉCULA DE FRUTOSE = Sacarose e/ou açúcar de mesa

Das duas moléculas que constituem a sacarose, a glicose é a mais importante, por ser a principal fonte de energia do nosso organismo. É  transportada pela corrente sanguínea e é usada pelo organismo como fonte de energia, sendo essencial para o funcionamento do cérebro.

A sacarose, também chamada açúcar, como todos nós conhecemos, é gerada por todas as plantas verdes através da fotossíntese. É o combustível que as plantas utilizam para viver e crescer. O açúcar existe em abundância na natureza: em muitas árvores, em quase todas as frutas, nas raízes, folhas e caules das plantas, nas flores e em produtos animais (leite). Os seres vivos precisam dele como fonte de energia rápida para o seu crescimento.

As duas principais fontes de açúcar são a cana-de-açúcar e a beterraba açucareira, por serem estas as plantas que mais quantidade de açúcar conseguem armazenar.

O processo de extracção do açúcar destas duas plantas açucareiras não altera este produto natural, apenas lhes retira o suco, transformando-o em cristais, por ser esta a forma em que o açúcar melhor se conserva e se adapta à utilização que o ser humano lhe faz.

 

Curiosidades:
• A palavra “AÇÚCAR” tem uma etimologia indiana. É certamente o termo do sânscrito “sarkara” que deu origem a todas as versões da palavra açúcar nas línguas indo-europeias: sukkar em árabe, saccharum em latim, zucchero em italiano, seker em turco, zucker em alemão, sugar em inglês, etc.

• Geralmente associado ao prazer, o sabor doce é o único que não é rejeitado pelos recém-nascidos.

 

© Copyright RAR Açúcar 2010. Termos LegaisPolítica de Utilização