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o açúcar pode fazer parte de uma dieta equilibrada?

O AÇÚCAR PODE FAZER PARTE DE UMA DIETA EQUILIBRADA?

O açúcar faz parte da família dos hidratos de carbono*, representando estes a mais importante fonte de energia alimentar em todo o mundo.

O açúcar é constituído apenas por hidratos de carbono. Ou seja, 1 g de açúcar = 1 g de hidratos de carbono. Por essa razão se diz que o açúcar fornece calorias vazias. No entanto, não nos podemos esquecer que a energia é um dos componentes mais importantes da dieta e que o açúcar, além desta energia, nos oferece um dos sabores mais apreciados pela humanidade.

O importante estudo desenvolvido pela FAO (Food and Agriculture Organization) e pela OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre os hidratos de carbono conclui que quer a sacarose, quer todos os outros açúcares, não podem ser responsabilizados pelo desenvolvimento de doenças como a obesidade, a diabetes ou as doenças cardiovasculares.

O açúcar, integrado numa dieta variada e equilibrada, pode fazer parte de uma vida saudável, ajudando até a tornar as nossas refeições mais saborosas.

Porque são importantes os alimentos ricos em hidratos de carbono?
• fornecem energia facilmente disponível para as células;
• regulam o funcionamento gastrointestinal;
• são veículos de micronutrimentos indispensáveis (vitaminas e sais minerais);
• promovem o equilíbrio do açúcar no sangue (glicose), evitando falhas de energia.

* Alguns alimentos ricos em hidratos de carbono:
Arroz, milho, trigo e outros cereais, batatas, ervilhas, feijões, frutas e açúcar.

 

Fonte: Programa de Alimentação e Saúde promovido pela ARAP (Associação dos Refinadores de Açúcar Portugueses)

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