Pesquisa avançada!
“SÍMBOLOS DE PORTUGAL”, uma homenagem que a RAR Açúcar – marca 100% portuguesa - presta à cultura e
as pessoas que comem muito açúcar tornam-se diabéticas?

AS PESSOAS QUE COMEM MUITO AÇÚCAR TORNAM-SE DIABÉTICAS?

A diabetes é uma doença crónica e complexa, para a qual contribuem quer factores de ordem genética, quer factores ambientais e comportamentais, relacionados com estilos de vida.

No entanto, está já provado que, ao contrário do que tantas vezes a crença popular afirma, o surgimento da diabetes não tem qualquer relação com o consumo excessivo de açúcar, mas na maioria das pessoas com diabetes , a obesidade é um factor determinante.

A diabetes é uma doença que resulta de uma deficiente capacidade de utilização pelo nosso organismo da nossa principal fonte de energia – a glucose. Muitos dos alimentos que ingerimos são transformados em glucose no nosso aparelho digestivo. Ela resulta da digestão e transformação dos amidos e dos açúcares da nossa alimentação. Depois de absorvida, entra na circulação sanguínea e está disponível para as células a utilizarem.

Para que a glucose possa ser utilizada como fonte de energia, é necessária a insulina (uma hormona do pâncreas que equilibra os níveis de açúcar no sangue).
No caso da diabetes tipo 1 existe uma deficiência que destrói as células responsáveis pela produção de insulina; na diabetes tipo 2 o corpo até pode produzir insulina, mas não a utiliza de forma eficaz. Uma dieta adequada, combinada com a prática de exercício físico, constitui a melhor estratégia para prevenir esta doença e após o seu diagnóstico, para o seu controlo, para além da medicação necessária.


MITOS:

O objectivo principal da dieta do diabético é não comer açúcar!
Não é verdade! A restrição de ingerir açúcar ou açucarados é apenas uma parte da chamada «dieta do diabético».

A diabetes tipo 2 é uma doença menos grave que a diabetes tipo 1!
Não é verdade! A diabetes do tipo 2, se não for tratada como deve ser, constitui uma doença tão ou mais grave que a do tipo 1. O que leva à ideia errada de que a diabetes tipo 1 é mais grave, é o facto desta atingir com frequência crianças e jovens e da sua terapêutica estar associada à administração de insulina através de injecções!

A Diabetes é provocada pelo açúcar que se ingere!
É falso! Como se sabe, as causas da diabetes são outras, já anteriormente explicadas. No entanto, o açúcar consumido em excesso pode contribuir para uma alimentação errada e para a obesidade, que por sua vez pode levar ao aparecimento da Diabetes tipo 2.

Saiba mais sobre a Diabetes em www.apdp.pt  (Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal)

© Copyright RAR Açúcar 2010. Termos LegaisPolítica de Utilização