Pesquisa avançada!
“SÍMBOLOS DE PORTUGAL”, uma homenagem que a RAR Açúcar – marca 100% portuguesa - presta à cultura e
mais bem dispostos com o açúcar?

MAIS BEM DISPOSTOS COM O AÇÚCAR?

Comer certos alimentos pode levar a sensações positivas e a lembranças confortáveis, e os pesquisadores acreditam que há mais motivos para estas conexões do que nossa simples experiência prévia.

De acordo com as crescentes pesquisas certos alimentos afectam a química cerebral.

Estudos provam que os hidratos de carbono acalmam o cérebro enquanto as proteínas deixam-no mais alerta.

A serotonina é a molécula cerebral que melhora o humor e faz com que nos sintamos mais relaxados, calmos e menos preocupados. Pode, às vezes dar-nos sonolência. Os níveis de serotonina flutuam durante o dia, reduzindo-se no período da tarde.

Pesquisas recentes sugerem que as refeições ricas em hidratos de carbono influenciam a síntese de serotonina, um neurotransmissor que regula o sono, a atenção, a impulsividade e o humor e pode ser útil para resolver estados depressivos. Estudos demonstram que uma refeição rica em hidratos de carbono pode influenciar o metabolismo central de serotonina, o que poderia influenciar um humor positivo.

Estas pesquisas só vêm confirmar o que as pessoas amantes da gastronomia já experimentaram: o estado de humor melhora (sentimo-nos mais enérgicos) após uma refeição rica em hidratos de carbono e pobre em gorduras.

O prazer proporcionado pelos alimentos doces

Apesar da sua importância vital, convém salientar aqui que os alimentos não são apenas meios de obtermos energia. São também uma forma de obtermos prazer.

Os hidratos de carbono (e especialmente os açúcares) desempenham um papel essencial no prazer que retiramos de muitos alimentos, adicionando-lhes doçura, aroma, textura, palatibilidade. Também por isto (e não apenas por razões funcionais), os alimentos doces deixam-nos mais bem dispostos!

© Copyright RAR Açúcar 2010. Termos LegaisPolítica de Utilização